Está a chegar a toda a velocidade um desporto realmente bom, não apenas para quem o pratica, mas também para o meio ambiente: chama-se Plogging e é uma espécie de remix entre corrida, levantamento de peso e lançamento de dardos, num triatlo altamente eco friendly.
A coisa é muito simples. Na prática, é uma variante do jogging, a diferença é que se recolhe lixo em tempo real, durante a corrida. Tudo começou na Suécia (o que não é de estranhar) em 2017, quando um grupo de joggers que corria frequentemente decidiu fazer um upgrade ecológico ao treino. A partir daí, espalhou-se o boato, espalharam-se alguns vídeos nas redes sociais, e assim surge este novo desporto, ganhando imensos fãs primeiramente Estocolmo, depois no resto do país e finalmente atravessou as fronteiras das terras Suecas para o resto do mundo.
Graças a vários especialistas de fitness, pudémos entender que o Plogging é baseado no princípio de “treino intervalado” (ou “interval training”), caracterizado por uma sucessão de exercícios que alternam baixa e alta intensidade; por esse motivo, a capacidade de condicionamento físico é aumentada e, com movimentos adicionais, além dos da corrida, o corpo queima ainda mais gordura e consome mais calorias, ajudando na difícil tarefa de perder peso. É sem dúvidas um treino exigente: todos os músculos estão envolvidos, através de flexões; agachamentos; torções do tronco – se optar colocar o lixo numa mochila às costas; levantamento de pesos – se tiver um saco nas mãos. E tudo isto enquanto corre!
Vista uma t-shirt, calções, ténis confortáveis. Equipe-se com um saco grande (mas fácil de segurar) e luvas, para recolher papéis, beatas, latas e está pronto! No entanto, lembre-se de executar correctamente o exercício de recolha, evitando dobrar as costas para não exercer muita pressão sobre elas. Portanto, é melhor fazer uma flexão nas pernas, um agachamento clássico.
Em suma, não é de surpreender que o Plogging tenha recebido uma resposta tão positiva, num momento em que, com razão, se fala cada vez mais sobre as mudanças climáticas e o excesso de plástico; é, portanto, correcto passar das palavras às acções e nesse aspecto, muitos joggers (dos amadores aos profissionais) assumem um compromisso com o ambiente, tornando-se ploggers.
0 Comentarios