Parte da 2ª maior floresta do mundo fica no Congo, conhecida como “parque nacional de Odzala”
“Um dos redutos mais importantes para elefantes da floresta e conservação ocidental gorila restante na África Central”. No remoto noroeste do Congo, encontra-se o Parque Nacional de Odzala-Kokoua, ou simplesmente Odzala, como é muitas vezes referido, um dos parques nacionais mais antigos de África, tendo sido proclamado pela administração francesa em 1935.
Este parque nacional encontra-se no coração da segunda maior floresta tropical do mundo, a Floresta Mayombe, com uma área inicial de 1.266 km 2 e foi ampliado pelo decreto presidencial nº 2001-221. Cobre agora 13.600 km2 de floresta tropical, incluindo a antiga reserva de caça de Lékoli Pandaka e a antiga área de caça Mboko e é coberto de florestas, rios, salinas e pântanos.
O Odzala oferece incríveis experiências com a natureza e a vida animal, é o lar do gorila-ocidental-das-terras-baixas, que pode ser rastreado a partir de dois acampamentos na área. Um local de impressionante diversidade biológica com 400 espécies de aves e 114 espécies de mamíferos, além de mais de 4.400 variedades de plantas.
O Parque Nacional de Odzala é parte integrante da bacia do Congo e do Parque Transfronteiriço TRIDOM, que se estende do Congo ao Gabão e o Camarões. Dentro destes parques estão alguns dos últimos pedaços de ecossistemas de floresta tropical do mundo, que são grandes o suficiente para suportar populações viáveis dos maiores mamíferos do Congo.
O parque é uma reserva da biosfera da Unesco, reconhecida desde 1977. Também está inscrito na lista indicativa do Património Mundial da Unesco desde 2008. E é também Sítio Ramsar desde 18 de Setembro de 2012. O que quer dizer que, embora seja um parque selvagem, garante segurança e protecção a todos visitantes. Portanto, embarque nesta aventura, que será uma experiência única.
0 Comentarios