ÉDER MARCOU E FEZ DE PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA

Adeptos de França e Portugal

Adeptos a torcerem pela selecção portuguesa

O golo de Éder aos 109 minutos

Os festejos do golo de Éder

Os festejos do golo de Éder

A saída de Ronaldo
A tristeza de Ronaldo quando se apercebe que não consegue disputar o resto da partida

A final deste campeonato da Europa teve um desfecho improvável, com uma França favorita a jogar no forte de Saint Denis e a sair derrotada sem CR7 e com um golo Éder (109’), o patinho feito de Portugal.
É a primeira taça da Europa que Portugal consegue levar para casa, depois de um jogo sofrido que se transformou no mais épico de sempre da história do futebol português.
Cristiano aliviado com o apito final

Cristiano Ronaldo abandonou o campo em lágrimas, depois de uma entrada de Payet, aos 25 minutos, o capitão das “quinas” não conseguiu recuperar de uma lesão e teve de ser substituído. Não deve ter havido um português que não tenha levado as mãos à cabeça ao ver a taça quase a fugir das mãos.
Mas, depois de um primeiro tempo em que Portugal conseguiu chegar à baliza dos gauleses apenas uma vez, pelos pés de Nani, aos 67’ entrava o jogador menos apreciado da selecção, Éder. Aos 109’, o “patinho-feio”, luso-guineense, atirou rasteiro fora da área e fez a bola entrar junto ao poste direito. Faltavam 11’ para Portugal ser pela primeira vez campeão da Europa. A frança não conseguiu superar o golpe e Fernando Santos, seleccionador, cumpria assim a sua profecia de regressar a casa apenas no dia 11.
Renato Sanches, uma das promessas do futebol português

Além desta final emocionante, o Euro 2016 teve várias curiosidades:
Portugal é o segundo menos país em população a conseguir a taça. A Dinamarca é o primeiro.
Portugal nunca tinha ganho à França num grande torneio. Este foi o quarto e serviu de vingança à final de 1984, vencida pelos gauleses.
Nunca um terceiro do grupo venceu um título
Antes de Portugal, o único caso de um terceiro classificado a chegar a uma final de um grande torneio (Mundial e Europeu) foi a Argentina, Mundial 1990, e a Itália, Mundial 1994.
Fernando Santos não é batido há 14 jogos. O último jogo que Portugal perdeu foi contra a Alemanha, na fase de grupos do Mundial 2014.
Portugal é a equipa que mais encontros jogou num Europeu sem nunca conseguir ganhar um torneio: 34.
O logótipo deste Europeu foi desenvolvido por uma equipa de designers portugueses. Nas cores destacam-se, além do azul, o verde, vermelho e amarelo da bandeira lusa.
A França disputou 81 jogos no estádio de France, tendo ganho 50, empatado 20 e perdido 11.
Com seis empates consecutivos em partidas de Euro, Portugal detém o recorde total e absoluto em qualquer grande competição.
Cristiano Ronaldo se tornou o maior goleador da história da Euro, com 9 gols, ao lado de Michel Platini.
Uma das grandes curiosidades desta final da Copa da Europa foi o facto de Portugal passar a ter dois seleccionadores. Ora vê como Ronaldo ajudou a motivar os colegas depois de ter saído lesionado:

0 Comentarios