O fenômeno da desflorestação não é recente, o tema passou a ser mais frequente nas mídias e nas redes sociais depois de passarem a divulgar imagens de áreas desflorestadas e estatísticas sobre o aumento no número de incêndios. Em algumas áreas a perda da cobertura vegetal está directamente ligada a práticas de exploração de terras.
A desflorestação é um dos mais graves problemas ambientais, porque além de devastar as florestas e os recursos naturais, coloca em risco o equilíbrio do planeta, nos seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, a economia e a própria sociedade.
Entenda quais são as causas e consequências da desflorestação e descubra como as actividades humanas podem afectar o equilíbrio natural do planeta.
![Entenda as causas e consequências da desflorestação](https://chocolate.co.ao/wp-content/uploads/2020/08/3bc5b4feca8d56f90be0-9.png)
Causas:
Embora seja uma acção antrópica (humana), a desflorestação não é feita por acaso. Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência desse problema, entre os quais podemos mencionar:
● Expansão agropecuária: o avanço das áreas de cultivo e da fronteira agrícola provoca o avanço das actividades humanas sobre o meio natural, fazendo com que matas sejam substituídas por pastagens, campos agrícolas ou áreas rurais à espera de valorização financeira.
● Actividade mineira: a mineração também é um dos grandes factores responsáveis pela devastação das florestas, quando terras são devastadas para a instalação de equipamentos e actividades de exploração de reservas dos mais diversos minérios, tais como o ouro, a prata, o alumínio, o ferro, o zinco e muitos outros.
● Actividade mineira: a mineração também é um dos grandes factores responsáveis pela devastação das florestas, quando terras são devastadas para a instalação de equipamentos e actividades de exploração de reservas dos mais diversos minérios, tais como o ouro, a prata, o alumínio, o ferro, o zinco e muitos outros.
● Maior procura por recursos naturais: há no mundo um aumento excessivo de consumismo, consequentemente tem causado procura constante por matérias-primas e por recursos naturais. Assim, os bens oferecidos pela natureza são explorados cada vez mais, com destaque para a madeira, o óleo de palma e demais elementos que, quando retirados, provocam a destruição das florestas.
● Crescimento da urbanização: com o aumento da urbanização tanto em Angola como no mundo, as áreas verdes localizadas tanto nas áreas ao redor das cidades quanto dentro dos limites urbanos são removidas para a construção de prédios, indústrias e muitos outras.
● Aumento das queimadas: Em tempos de estiagem, a vegetação fica mais seca e o fogo alastra-se com maior facilidade, de forma que qualquer faísca, dependendo da localidade, pode provocar uma verdadeira catástrofe como já registamos em diversos países.
![Entenda as causas e consequências da desflorestação](https://chocolate.co.ao/wp-content/uploads/2020/08/f28bebc400c8b4c0bf97-5.png)
Consequências
São diversas as consequências da desflorestação. Dentre elas, podemos citar:
Perda da biodiversidade: com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção de espécies que encontramos em locais muito restritos.
Erosão dos solos: sem as árvores, o solo de muitas localidades fica desprotegido, sendo facilmente atingido pela acção dos agentes erosivos, tais como a água das chuvas e dos rios.
Extinção de rios: a remoção das florestas em alguns casos provoca a destruição de nascentes que alimentam os rios. Além disso, as áreas de encosta nas margens dos cursos d’água sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam direccionados ao leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.
Efeitos climáticos: o clima e as temperaturas dependem das condições naturais. Muitas florestas contribuem fornecendo humidade ao ambiente, de forma que a retirada das mesmae implica a alteração do equilíbrio climático de muitas regiões, isso sem falar na intensificação do efeito estufa.
Desertificação: além das erosões, os solos podem sofrer com a ausência da vegetação. Em áreas áridas e semiáridas, pode ocorrer a desertificação, com a perda de nutrientes do solo, além do processo de arenização, que ocorre em regiões de clima húmido e de solos arenosos.
Perda de recursos naturais: os recursos naturais, mesmo aqueles renováveis, podem entrar em escassez com a desflorestação. É o caso da água, madeira, além de inúmeras matérias-primas medicinais retiradas a partir da extracção vegetal.
![Entenda as causas e consequências da desflorestação](https://chocolate.co.ao/wp-content/uploads/2020/08/a80eae4fa606d0388cd0-2.png)
![Entenda as causas e consequências da desflorestação](https://chocolate.co.ao/wp-content/uploads/2020/08/cfddb123708b916f332b.png)
0 Comentarios