O menor país do mundo é a Cidade do Vaticano, também conhecida como Santa Sé. Localizado dentro de Roma, em Itália, possui uma área de aproximadamente 44 hectares (0,44 km²). É o centro espiritual e governativo da Igreja Católica Romana e é governado pelo Papa, sendo um Estado independente desde 1929, quando assinou os Tratados de Latrão com a Itália.
Desde quando o Vaticano é considerado um país?
Desde 1929, data em que se assinou o Tratado de Latrão entre o Papa Pio XI e o líder italiano Benito Mussolini, declarando a Cidade do Vaticano como um Estado independente, tornando-se o menor país do mundo.
Se o Vaticano é um país, por que razão é tratado como ‘Cidade do Vaticano’?
O Vaticano é tanto uma cidade quanto um país concretamente. É uma cidade no sentido de ser um centro urbano dentro de Roma, na Itália. Porém, é também um país independente, reconhecido internacionalmente como Estado Soberano, com o seu próprio governo, leis, sistema judicial, bandeira, hino nacional, moeda, selos postais e até mesmo uma guarda suíça. É o menor país do mundo em termos de área e população, além de ser o centro espiritual e governativo da Igreja Católica Romana, governado pelo Papa.
Como é a economia do Vaticano? É um país rico?
Sim, o Vaticano é considerado um dos países mais ricos do mundo em termos de PIB per capita. A sua riqueza é impulsionada principalmente por atividades económicas, como o turismo (especialmente os Museus do Vaticano), doações de fiéis, investimentos financeiros e outras fontes de receitas, como serviços financeiros oferecidos pelo Banco do Vaticano.
Apesar de ser pequeno em tamanho, o Vaticano possui uma economia sólida, beneficiada pelo seu estatuto como centro religioso mundial e pela grande quantidade de visitantes que recebe anualmente.
É um local de grande importância histórica, religiosa e cultural, atraindo milhões de turistas todos os anos. A combinação única de arte, arquitetura e fé faz da Cidade do Vaticano um local de grande interesse para os amantes de história e cultura em todo o mundo.
0 Comentarios