Calças: a peça de eleição para sexta-feira. Eis as 6 tendências da moda cíclica
No mundo fashion, a moda cíclica consiste em reviver o que um dia foi tendência. No decorrer dos anos, a moda tem vindo a alterar-se, comprovando a teoria de que as tendências não têm um começo, um meio, nem um fim. Estas calças são a prova disso, confira:
Calças capri: também conhecidas como “calças curtas”, estão de volta, marcadas pelo seu comprimento abaixo do joelho e acima do tornozelo. O modelo foi criado em 1948 pela estilista alemã Sonja de Lennart e popularizou-se nas décadas de 50 e 60, graças à actriz Grace Kelly, que surgiu usando a peça durante uma temporada de férias em Capri, em Itália. A ilha era o destino favorito de Lennart e sa sua família e daí veio a homenagem.
Calças metalizadas: as calças metalizadas são um dos indícios dos anos 80 e transitaram dos looks nocturnos para os diurnos. Os metais invadiram as redes sociais e tornaram-se uma tendência para compor produções mais sofisticadas, além de trazerem um toque fashionista e ousado. Uma forma fácil e estilosa de trazer as roupas metalizadas para o seu dia-a-dia é complementar o look com acessórios com esse acabamento ou cor (por exemplo, as carteiras).
Calças brancas: as calças brancas retomaram o centro das atenções no mundo da moda. A sua versatilidade impressionante e capacidade de se adaptar a uma variedade de estilos, cores e estações, tornam-na uma peça indispensável em qualquer guarda-roupa moderno. Apesar dos preconceitos que a cercam devido ao cuidado com a higiene, dois modelos que se destacam nesta tendência podem fazê-lo mudar de ideias: calças brancas de alfaiataria e a calças flare brancas.
Calças vinil: o vinil é um tecido de poliéster com estanho e aspecto brilhante, como o metal. Em 1926, o plástico foi acidentalmente descoberto por Waldo L. Semon, um cientista que trabalhava para a empresa BF Goodrich. Eis que chegam até os anos 90 com todo o glamour, quando, em 1995, Janet e Michael Jackson lançaram o videoclip “Scream”, no qual ambos aparecem vestidos com calças vinil. Por esta razão, as calças são a peça mais destacada quando se fala em roupas de vinil. Hoje o material ressurge mais moderno e tem invadido o guarda-roupa das fashionistas.
Calças cintura baixa: em 1995, o estilista inglês Alexander McQueen mostrou que dava para baixar bem mais as calças, à altura do cós. No seu primeiro desfile, o estilista apresentou calças para lá de ousadas, que mostravam bem mais que o umbigo. Não só a cintura na parte da frente era baixíssima, quase a revelar o início da virilha, como atrás entrava com um decote que mostrava o início das nádegas. Foram hit também nos anos 2000 parecem estar a viver um leve momento de euforia, impulsionado pela recente onda de nostalgia que tem vindo a ressuscitar elementos simbólicos daquela época.
Calças parachute: as “calças paraquedas”, em tradução para o português, são outra tendência que está de volta, directamente dos anos 2000. As parachute pants são nada mais, nada menos, do que as calças de nylon, com elástico na cintura para ajustar. E o principal: as pernas são bem largas. De estilo casual fresh, sem muita regra para usar, o bom é brincar com elas, seja com cores, ou sobreposição, são confortáveis, versáteis e adaptam-se ao frio, ou ao calor.
0 Comentarios