No ranking das “10 melhores cidades do mundo para viver”, a capital austríaca, Viena, foi a que ficou em primeiro lugar, de acordo com o Índice de Habitabilidade Global de 2023 da EIU (Economist Intelligence Unit), divulgado na última quarta-feira, 21 de Junho.
Depois de ocupar o primeiro lugar em 2018 e 2019 e cair do top 10 de 2020-2021, Viena volta a ser a melhor cidade do mundo para se viver.
Viena também foi recentemente nomeada “a cidade mais habitável do mundo pela revista Monocle”, reforçando ainda mais o seu apelo para aqueles à procura de um lugar excepcional para chamar de lar. Uma das suas poucas desvantagens é a falta de grandes eventos desportivos,que faz a pontuação de cultura ser 93,5 (a única categoria com nota abaixo de 100).
A The Economist classificou 173 cidades numa variedade de factores, incluindo estabilidade política; cultura e meio ambiente; educação; e infraestrutura – e Viena manteve o primeiro lugar consecutivo no ranking de 2022.
A pandemia afectou as condições de vida em muitas cidades, devido ao seu impacto na infraestrutura de saúde e às restrições que impactaram não só os sistemas de saúde, mas também a cultura, o meio ambiente e a educação. O impacto da pandemia foi incorporado à análise da EIU, com a introdução de novos indicadores para avaliar a situação de cada cidade.
Oportunidades inclusivas para todos os residentes desfrutarem de moradias acessíveis, acesso a espaços verdes, abundância de espaços públicos, sistemas de transporte público eficientes, disponibilidade de assistência médica e outras comodidades também estão entre os indicadores das melhores cidades.
Com a diminuição das restrições da Covid, a pesquisa de 2023 (realizada entre 13 de Fevereiro e 12 de Março) mostra uma melhoria geral em todo o mundo. A pontuação média do índice em todas as 172 cidades (excluindo Kiev) atingiu agora 76,2 – a mais alta em 15 anos e acima dos 73,2 do ano anterior.
Esse retorno a uma relativa normalidade significa que Viena mantém a sua posição como a melhor cidade no mundo para se viver em 2023. A capital austríaca tem uma combinação de estabilidade, boa oferta de cultura e entretenimento, infraestrutura confiável e serviços exemplares de educação e saúde.
Confira as 10 melhores cidades do mundo para se viver:
- Vienna, Áustria;
- Copenhagen, Dinamarca;
- Melbourne, Austrália;
- Sydney, Austrália;
- Vancouver, Canadá;
- Zurich, Suíça;
- Calgary, Canadá;
- Geneva, Suíça;
- Toronto, Canadá;
- Osaka, Japão e Auckland, Nova Zelândia.
0 Comentarios