O atleta Angolano Marcos dos Santos conquistou o 3º lugar nos 100m na classificação final do Meeting Internacional de Pretória, na África do Sul, realizado a 24 de Fevereiro no estádio Pildditch, no distrito de Victória West. Ele estabeleceu um novo recorde nacional com o tempo de 10 segundos e 42 centésimos, superando o recorde anterior de Afonso Ferraz, que era de 10s49, obtido nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. É importante destacar que o recorde anterior durou 32 anos, o que significa que nenhum atleta nacional havia conseguido cronometragens melhores que Afonso Ferraz.
Em provas altamente competitivas, onde vários corredores buscam os mínimos para se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris em Julho deste ano, Marcos dos Santos conquistou duas medalhas de bronze nos 100 e 200 metros livres neste importante evento atlético, mais uma vez realizado pela África do Sul.
O atleta do Petro de Luanda é actualmente considerado o homem mais rápido de Angola, sendo recordista nacional dos 100 e 200 metros. Em entrevista para a Revista Chocolate, afirmou estar focado nos Jogos Africanos que ocorrerão a 8 de Março. Marcos atribui as suas conquistas ao Projecto Olímpico do Club Petro de Luanda, que tem formado atletas de alto nível nacional.
O atleta expressou a sua gratidão ao presidente do clube, Sr. Tomás Farias, e à Nação tricolor pelo apoio. Marcos também dedicou esta conquista à sua avó, Dona Isabel Cabir Fortes, que faleceu recentemente, enfrentando a competição em meio do luto.
Angola tem trabalhado arduamente e acumulado pontos para alcançar patamares cada vez mais elevados no atletismo, possivelmente tornando-se os melhores de África ou do mundo. Há um grande trabalho pela frente, mas Angola, e especificamente o Club Petro de Luanda, mantêm-se esperançosos.
0 Comentarios