Saiba Mitos e Verdades sobre a Acne

 A acne é uma condição comum da pele que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por óleo, células mortas da pele e bactérias. Isso resulta no desenvolvimento de lesões na pele, como cravos, espinhas, pápulas e nódulos.

Saiba Mitos e Verdades sobre a Acne

O médico dermatologista brasileiro, Victor Bechara, esclarece algumas das principais dúvidas a seguir:

Saiba Mitos e Verdades sobre a Acne

“A acne é predominantemente mais comum em adolescentes, mas existe um tipo de acne muito mais comum em mulheres adultas, que se apresenta de forma específica em mulheres acima de 25 anos.

Saiba Mitos e Verdades sobre a Acne

É verdade que a acne na mulher adulta é multifatorial e alguns fatores estão relacionados, como fatores hormonais, genéticos, dieta (rica em açúcares, alimentos processados, leite de origem animal), tabagismo, estresse, medicações (diversas como lítio, vitamina B, entre outras) ou doenças como Síndrome do Ovário Policístico. A ingestão de água, atividade física e evitar tabaco podem auxiliar no controle do aparecimento da acne.

Saiba Mitos e Verdades sobre a Acne

São mitos quando se diz que os alimentos não influenciam no surgimento da acne. Uma dieta adequada e anti-inflamatória, com alimentos naturais ricos em betacarotenos, polifenóis, vitamina E, ômega-3, interfere sim no tratamento. Reposições hormonais sem indicação ou orientação médica podem acarretar no aparecimento de acne. Uma rotina adequada de cuidados com a pele, sendo efetiva para controlar a inflamação, a oleosidade e manter a barreira cutânea hidratada, é essencial.”

Saiba Mitos e Verdades sobre a Acne

O tratamento para a acne deve começar de dentro para fora com todas as mudanças de vida citadas acima e, em grande parte, iniciar tratamentos com medicamentos tópicos (retinoides, peróxido de benzoíla, clindamicina, clascoterona, ácido salicílico, ácido glicólico, prebióticos, entre outros) e também tratamentos orais como isotretinoína, espironolactona, anticoncepcionais combinados e probióticos.

0 Comentarios