Os Jogos Olímpicos Paris 2024 representam a 11ª participação Olímpica de Angola. O país estreou em Moscou 1980 e, depois de ficar ausente de LA 1984, voltou em Seul 1988 e compete continuamente desde então. Nesta edição, a delegação terá 25 atletas em sete modalidades diferentes.
Angola ainda busca seu primeiro pódio Olímpico. Até hoje, o melhor resultado do país foi com a seleção feminina de handebol. No Rio 2016, as “Pérolas” (como a equipe é conhecida) avançaram às quartas de final pela primeira vez na história e terminaram na oitava posição. Elas competem em todas as edições Olímpicas desde Atlanta 1996.
A modalidade, mais uma vez, é a principal esperança de um bom resultado angolano em Paris 2024. A seleção avançou à segunda fase do Mundial de 2023, terminando na 15ª posição entre 32 países. A vaga foi obtida graças ao título do Pré-Olímpico da África, realizado em 2023, em Luanda.
Além disso, o país conta no elenco com jogadoras presentes nas principais ligas europeias, como França e Romênia. “Agora, algumas estão realmente atuando pela Liga dos Campeões. É claro que espero que a equipe se beneficie com isso”, afirmou Morten Soubak, técnico campeão mundial de handebol com o Brasil e em 2013 e que trabalhou no país africano.
VEJA | Os atletas lusófonos da África e da Ásia em Paris 2024
0 Comentarios