Angola quebra jejum de 12 anos e é campeã do Afrobasket Masculino 2025

 


Seleção angolana fez a festa neste domingo (24) diante da torcida, na arena do Kilamba, em Luanda. País é o principal vencedor do continente africano, com 12 conquistas. Último título tinha sido em 2013.

Angola voltou ao topo do continente africano no basquete masculino. No domingo (24), no Pavilhão Multiusos (arena do Kilamba) de Luanda, capital do país, a seleção angolana masculina venceu o Mali por 70 a 43 e conquistou o título do Afrobasket 2025. Uma conquista continental que é a 12ª na história da equipe e que não acontecia desde 2013. Childe Dundão (ANG) foi o cestinha do jogo, com 16 pontos.

Diante de uma lotada Arena do Kilamba, os angolanos dominaram do início ao fim do confronto. Eficientes na defesa, a seleção da casa começou a construiur vantagem no primeiro quarto, que foi de quatro pontos (14 a 10). No segundo período, a superioridade passou a ser maior, com Angola indo ao intervalo com 12 de vantagem (32 a 20).

Empurrada pela torcida, a equipe voltou para metade final ainda mais eficiente, tanto na frente quanto no setor defensivo. Com isso, aumentou a diferença, ajudada pelos arremessos certeiros de três de Selton Miguel (ANG) e Childe Dundão (ANG), terminando o terceiro período com 20 pontos na frente (51 a 31).

O quarto e último período confirmou a superioridade angolana. O Mali sequer ameaçou e em nenhum instante do jogo liderou o marcador. Com tranquilidade, Angola assegurou a vitória por 70 a 43 e tornou-se campeã da África pela 12ª vez - em 31 edições realizadas.

"Esse título significa muito para nós, saímos de um jejum de longo tempo. Nos preparamos muito, não podia restar dúvidas, em casa devíamos ganhar nós angolanos", comentou o ala-pivô Abou Gakou para a Rádio Nacional de Angola (RNA).

0 Comentarios