Por uma Angola ecológica

Ontem na plataforma do Instagram ouve um live muito interessante do tema ecológico, que abordou os assuntos primordiais e muito importantes, chamaram atenção aos temas cruciais que hoje em dia muita gente ignora mas que deviam ser prioritários para todos, tem um impacto enorme sobre nosso país o mundo em geral nossa saúde e o futuro do planeta inteiro.
Infelizmente hoje em dia vivemos numa sociedade de consumidores impulsivos, geração que só quer consumir e não pensa em contribuir, poucos se preocupam com a ecologia que tem inorme impacto em toda a sua existência e que não está a ser considerado e dado a devida importância, maioria não pensa no dia de amanhã, nas futuras gerações, no mundo que estão a deixar para os seus filhos e até na sua própria saúde!
O Live teve lugar na página da EcoAngola (quem não assistiu ainda tem oportunidade de ver o live gravado na página YouTube da organização – https://www.youtube.com/channel/UCQzkFZrfHpVy4cOiu_1lVwg), os participantes do live:
Bruna de Sousa- embaixadora da Marca
Erica Tavares – Co-Fundadora e Directora Executiva
Luiana Guerra – embaixadora do Movimento Verde e colaboradora do projecto
Primeiro vamos contar um pouco o que é que é a EcoAngola?
A EcoAngola é uma organização filantrópica que promove a sustentabilidade através de artigos,campanhas, eventos, projectos, formação, consultoria, políticas e práticas com o objectivo de preservar o ambiente e promover o bem-estar social.
A EcoAngola é composta por uma equipa executiva, colaboradores voluntários, parceiros estratégicos e patrocinadores.
Qualquer pessoa pode se juntar à organização, é absolutamente gratuito e voluntário, e contribuir com aquilo que pode, qualquer ajuda seria bem vinda! Se querem juntar-se ao grupo, podem se inscrever para ser voluntários e participar de vários eventos, ou simplesmente ajudar de alguma forma com aquilo que faz bem – marketing, criação dos artigos, etc.
Também podem entrar em Movimento Verde da EcoAngola – movimento que encoraja a adopção de políticas e práticas sustentáveis e conservadoras do ambiente a nível pessoal e organizacional.
Após o registo de adesão ao Movimento Verde, se torna um membro certificado, que poderá publicar nas redes sociais, demonstrando o seu compromisso com o Movimento Verde, fazendo tag à @ecoangola e #MovimentoVerde.
A organização EcoAngola tem vários projetos e campanhas tais como:
Projectos de educação ambiental, projectos de limpeza da praia, campanhas de Plásticos, Resíduos e Reciclagem; energias renováveis, sustentabilidade, Bio diversidade e conservação, sustentabilidade, alterações climáticas, poluição,etc.
Por uma Angola ecológica

A conversa do live foi muito “quente”, o publico interagiu activamente, descobrimos que afinal havia muita gente que apoiava um estilo de vida ecológico já ha muitos anos mas não sabia como conseguir contribuir sozinho e por onde começar, e ficaram muito felizes quando souberam da existência desta organização, que possui muitíssimo a informação do ramo de ecologia e está disposta para contribuir para o bem do país e da sociedade duma forma organizada e sistemática.
Durante o direto que durou quase quatro horas, abordaram vários assuntos interessantes. Os que mais quebraram o padrão e abriram os olhos eram os seguintes fatos:
• Comer carne por além de trazer más vibrações ao nosso corpo e disposição, reduzir bastante o nosso nível de vitalidade e ter más influência s na nossa saúde – tem muito impacto na ecologia, pois a criação excessiva dos animais para a carne prejudicam o sistema biológico do nosso planeta;
• As pessoas se enganam a pensar que se cortarem carne vão ter falta de proteínas ou mais algum mineral, pois na verdade os vegetais contêm muito mais proteínas e vitaminas (até porque a propina de carne vem das plantas que o animal come) e apresentam uma fonte dos elementos muito mais natural e saudável.
• O nosso hábito de comer com excesso desnecessariamente, de viver pra comer não comer para viver. Conforme disse a Erica: “az vezes estas numa mesa cheia do Natal e te perguntas: será que tudo isso é necessário? Nos não precisamos muito para se alimentar, estamos com a mesa tão cheia enquanto há ai pessoas a sofrer fome…”
• Ser vegan – hoje em dia muita gente leva isso como simplesmente uma moda e gozam com as pessoas que seguem este caminho; enquanto tomar essa decisão e seguir este caminho é difícil exige muita força de vontade, consciência e fortes e sinceiros motivos por trás. Mas ao mesmo tempo, ser vegan É super gratificante resolve muitos problemas de saúde e te dá um uma sensação de leveza incrível e super boa disposição. Conforme as participantes do live, “ basta uma vez sentir isso que já não vais querer voltar à tua vida anterior.”
• Consoante as oradoras, desde que se tornaram vegetarianas, se sentem muito melhor, nunca ficam doentes e esqueceram o que é o sentimento do corpo pesado de manhã.
• Quanto menos for processada a comida – melhor para a saúde
• Fertilizantes naturais – composto de restos alimentares – não polui o solo, e se absorve na totalidade e ajuda a crescer a planta; Artificial – faz com que a maioria dos elementos não fique na planta, estraga o solo e o faz Inadequado para usar
Dicas para a vida mais ecológica e consciente:
• Poupar a água, Fechar a torneira e abrir só quando necessita;
• Água que utilizamos para lavar alimentos – tem propriedades muito benéficas para as plantas então aproveita regar as plantas com esta água sem necessidade de gastar mais outra água!
• Sacos de plástico objeto não reciclável que tem a mínimo vida útil, É apenas utilizado uma veis e logo deitado fora e vai contaminar os mares e os solos. Qual é a solução comprar uns sacos multi uso o que há em todos grandes supermercados, ou mesmo fazer um saco de tecido, ou no Último dos casos reutilizar os sacos plásticos. pode comprar um saco do pão na loja Kinda Home.
• Deixar de comprar produtos que utilizam base de plástico E completamente desnecessária
• Deixar de consumir gasosas, que por além de ser venenosas para a nossa saúde também contaminam muito o ambiente, porque são consumidas em enormes quantidades diariamente. É sempre melhor optar por sumos naturais e bebidas caseiras
• Deixar de usar e comprar Palinhas! Ao fazer pedido nos bares e restaurantes avisar para não colocarem palinha na bebida, porque imaginem: cada capirinha leva duas palhinhas, se durante uma noite apenas uma pessoa beber 3 capirinhas já são 6 palhinhas que vão para o mar é só uma pessoa durante uma noite num restaurante só, imaginem um impacto enorme que isso faz todos os dias a nivel da cidade, do pais, do mundo! Se não consegue viver sem palhinha, Pode comprar uma palhinha de alumínio e levá-la consigo a qualquer sítio
• Re aproveitar ao máximo o lixo – ser criativo, Fazer, Por exemplo, objetos de decoração
• Evitar produtos enlatados, Às vezes é uma simples preguiça que nos faz comprar tudo em latas em vez de comprar e preparar assim acabamos por prejudicar a nossa saúde pois todos os alimentos enlatados trazem conservantes que podem causar câncer
• Separar o lixo em casa e colocar nos contentores separados que já existem em Angola.
• Mesmo que pensa que o seu lixo no final vai tudo para o mesmo sítio , pelo menos a separação do lixo já treina um comportamento mais ecológico , e por além disso separando o lixo alimentar ajuda a muitas pessoas que infelizmente se alimentam a partir dos contentores de lixo;
• Não deitar a roupa pós os decíduos não são agradáveis e são tóxicos para o ambiente, ente sempre a reutilizar ou se quiser mesmo deitar fora arrume bem para pessoas necessitadas apanharem e para essas roupas não ficarem a contaminar a natureza
• Escova de dentes, pensos, fraldas, cotonetes de plástico-São coisas diariamente utilizadas por milhares de pessoas em grandes quantidades e são um verdadeiro veneno para o ambiente, pois não degradam e com ficam no solo e no mar durante centenas de anos, acabando por se transformar em micro plástico e no final entrando dentro dos nos nossos corpos com alimentos e causando graves doenças como câncer.
• A sugestão para isso: substituir uma escova de dentes de plástico por uma escova de bambu, um penso por um copinho feminino de silicone que por além de ser reutilizado a vida inteira E poupar nos muito dinheiro, também é muito mais confortável e higiênico;
• Deixar de usar alguns produtos de higiene pessoal substitui-los por análogos naturais biológicos que a natureza tem muitos para oferecer E captação mais econômicos e dão resultados melhores para a sua saúde e beleza. A pior coisa- desodorizante, pode trazer câncer da mama e é super prejudicial para o ambiente; qualquer tipo de creme e até o gel de banho – infelizmente levam químicos que entram diretamente no nosso corpo através do nosso maior órgão – pele, e para além disso são produtos utilizados em enormes quantidades diariamente e que São prejudiciais não só para nossa saúde mas também para o meio ambiente. qual é a solução? Substituir gel de banho com sabão de origem biológica, e os cremes -com óleos naturais. Conforme a Bruna disse, desde que ela Deixou de usar os cremes carose e começou a usar óleos naturais para a sua pele a pele ficou muito mais bonita e jovem, “Não há nada melhor que o óleo de coco” – constatou a Bruna. em Angola já tem estas coisinhas bio e se pode comprar na loja Stekargo e Kilamba shopping (palinhas de alumínio , escova de dentes de bambu), também pode encomendar na internet de muitíssimas lojas online.
Para resumir, as oradoras expressaram a fé relativamente a entrada de nova ministra de ambiente, visando trabalhar em conjunto com o Objectivo de mudar politicas ambientais E contribuir para Angola mais limpa e mais sustentável.
Reforçaram a importância de cada um começar por si próprio e fazer a sua parte para contribuir para um mundo mais ecológico, não esperando as condições especiais ou que o outro faça primeiro; não se achar maluco e não ter medo de ser diferente de muitos; não só falar de potencial do Pais e o quanto lhe amamos, mas FAZER e incentivar os outros a fazerem.
Por uma Angola ecológica

Não tenha medo de ser o único E achar que está a ser esquisito por agir de uma forma mais consciente e levar uma vida mais ecológica. Porque você não é único, juntos conseguimos mudar para o bem da nossa saúde nossa sociedade e o planeta inteiro!

0 Comentarios