Os primeiros sinais de esgotamento podem começar a manifestar-se logo no início de um período estressante e são os que a maioria das pessoas ignoram. O burnout foi oficialmente reconhecido pela Organização Mundial da Saúde em 2019 como um fenómeno e uma síndrome do local de trabalho.
Nos últimos anos, a sua definição foi expandida não oficialmente para incluir o stress a longo prazo de outras áreas da vida, incluindo parcerias românticas, relações familiares e até exercício.
A lista de sintomas de burnout indicados pela OMS são sentimentos de exaustão, distanciamento mental do trabalho e eficiência reduzida. Porém, o esgotamento pode aparecer de muitas formas diferentes, especialmente quando a condição começa. Leia o que os psicólogos disseram ao site Woman e Home.
1. Irritabilidade
Quando estamos stressados, a primeira coisa que desaparece é o senso de humor e a paciência, como todos sabemos. Mas o aumento da irritabilidade, especialmente quando não há nada stressante a acontecer, é um sinal precoce de esgotamento.
“Essa irritabilidade pode manifestar-se de várias forma, pode ter diminuído a empatia e a compaixão pelas necessidades e preocupações dos outros, tanto no trabalho, quanto nos relacionamentos pessoais. Também pode tornar-se menos paciente. Isso, por sua vez, pode levar a mais discussões e desentendimentos, tanto na sua vida pessoal, quanto profissional”.
2. Problemas de estômago
Se já teve “frio na barriga”, ou passou por um momento angustiante, estará familiarizado com o quão intimamente interligadas estão – o mesmo aplica-se ao stress. “Quando passamos por um esgotamento, o excesso de hormonas do stress, como o cortisol e a adrenalina, pode prejudicar o corpo, conhecido como ‘eixo intestino-cérebro’ – um pode influenciar o outro através dos nervos vagos, que constituem o sistema nervoso parassimpático”.
O stress crónico pode afectar o sistema digestivo, desacelerando-o (levando à prisão de ventre), ou acelerando-o (o que pode levar à diarreia).
3. Dor muscular
Da mesma forma que o cérebro pode ter um impacto directo sobre outros órgãos, pode cansar fisicamente e distender os nossos músculos e articulações, causando tensão muscular e espasmos. “O aumento do cortisol, a hormona do stress, pode causar inflamação nas articulações, causando dor e desconforto”.
Além disso, se se sente constantemente sob stress e pressão no trabalho, é provável que passe muito tempo numa mesa. Aqui, a sua postura pode ficar mais arredondada. Embora não exista uma postura perfeita, se as suas costas assumirem uma posição arredondada por horas seguidas, com o tempo, isso pode fazer com que os músculos da parte superior das costas fiquem mais compridos e os do peito encurtem. Por sua vez, isso pode causar algum desconforto nos músculos, bem como dores nos ombros e na região lombar
4. Cansaço extremo
Sentir-se cansado o tempo todo é um dos sintomas mais comuns de esgotamento, mas é algo a que vale a pena ficar atento desde o início, pois muitas vezes é esquecido e descartado como resultado normal de uma semana agitada.
“O cansaço persistente, mesmo depois de descansar ou de fazer pausas, é uma das formas pelas quais o esgotamento pode manifestar-se. Não é apenas o cansaço físico, mas também o emocional, no qual os indivíduos sentem-se esgotados e sem recursos emocionais”.
Se esse cansaço persistir, pode levar a uma forma grave de esgotamento, denominado “esgotamento habitual”, que já não é mais um período de stress extremo, mas um modo de vida. Também pode ser acompanhado de dores de cabeça, tonturas, reflexos lentos e julgamento prejudicado.
5. Perda da libido
Assim como o esgotamento total, os primeiros sinais de esgotamento podem afectar todas as áreas da sua vida, incluindo os seus relacionamentos românticos. Ao caminhar para o esgotamento, muitas pessoas ficam completamente desinteressadas em sexo e na intimidade geral do parceiro.
“Níveis elevados de cortisol também afectam os níveis de testosterona em homens e mulheres, o que pode diminuir sua libido e reduzir as suas chances de conexão sexual”.
No entanto, a perda do desejo sexual não é incomum durante as várias fases da vida. Por exemplo, a baixa libido na menopausa é um sintoma muito comum. Mesmo em momentos de pouco ou nenhum stress, muitas pessoas têm dificuldade em saber como aumentar a libido, por isso, se tiver dúvidas sobre o seu bem-estar nesta área, fale com o seu médico.
6. Incapacidade de concentração
Seja esgotamento profissional, ou emocional, se tiver dificuldade para se concentrar na vida diária, é provável que esteja a experimentar os primeiros sinais de esgotamento. “Um declínio na produtividade e na motivação no trabalho, ou nas tarefas diárias, pode ser um indicador precoce de esgotamento. As pessoas podem inicialmente culpar as distracções, ou a falta de interesse, mas quando isso se torna um padrão consistente, pode ser um sinal de desilusão relacionada com o esgotamento”.
Pelas mesmas razões, pode achar difícil tomar uma decisão, cometer mais erros, esquecer coisas e desligar-se activamente de uma conversa, até mesmo com as pessoas mais próximas de si.
“O distanciamento emocional é um sinal subtil de esgotamento, pode sentir-se descomprometido, desinteressado, ou emocionalmente distante e esse distanciamento pode afectar a sua capacidade de se conectar com outras pessoas, mesmo que tenha conseguido manter a produtividade!”.
7. Falta de satisfação com a vida
Se está a caminhar para o esgotamento, pode sentir uma total falta de satisfação com a sua vida. Por exemplo, depois de trabalhar para conseguir uma promoção no emprego, o esgotamento pode fazê-lo sentir-se um pouco desanimado depois de o conseguir.
“As pessoas nos estágios iniciais do esgotamento podem começar a sentir-se indiferentes em relação às suas realizações e nada parece trazer alegria, ou sensação de realização. É uma das muitas razões pelas quais aqueles que passam por esgotamento muitas vezes acabam por desistir silenciosamente, pois sentem-se exaustos e não sentem que estão a progredir, seja qual for a actividade. É um efeito “bola de neve”, pois também pode levar a outros problemas de saúde mental, incluindo depressão.
0 Comentarios