Por que é que o seu estômago ronca quando está com fome? Existem 3 razões principais

 Quando as pessoas ficam com fome, o estômago parece protestar com uma série de estrondos e rosnados que podem ser audíveis até mesmo para aqueles que nos rodeiam. É uma parte normal do ser humano e algo que todos nós já vivenciámos, mas o que é que realmente acontece para produzir esses sons peculiares?

Por que é que o seu estômago ronca quando está com fome? Existem 3 razões principais

A razão pela qual os nossos estômagos roncam quando estamos com fome é o feedback hormonal que nos diz que precisamos de comer e também como a musculatura do nosso trato digestivo se contrai e relaxa. O som estrondoso e gorgolejante que ele faz tem até o seu próprio nome: “borborygmus”, que significa “estrondo”, em grego.

Existem três explicações principais para o seu estômago fazer “borborigmos” quando está com fome.

Movimentos musculares

Os músculos lisos revestem a maior parte do trato gastrointestinal em feixes que podem contrair-se e relaxar para ajudar os alimentos a mover-se na direcção certa. Se imaginar a série de tubos pelos quais uma refeição tem que passar, como se fosse um invólucro de salsicha, precisa de um movimento de compressão para manter os sólidos a avançar, e é isso que os seus músculos fazem. A palavra científica para esse movimento de compressão é “peristaltismo” e acontece ritmicamente para manter tudo em movimento.

Além de empurrar a comida, essas contracções musculares podem mover gases e líquidos, então pode imaginar os tipos de sons que a combinação dos três cria. Os sons estrondosos das contracções musculares também não se limitam ao estômago e muitas vezes os ruídos que você ouve vêm da parte inferior do intestino.

Um estômago vazio

Parte da razão pela qual o estrondo parece ser tão alto quando estamos com fome é que neste momento o seu estômago está vazio. A comida é um bom abafador de som, por isso, quando o tubo de alimentação está vazio, a actividade muscular fica mais barulhenta, mesmo que não esteja a fazer nada muito diferente do normal. 

Feedback hormonal

As hormonas ajudam-nos a controlar as nossas necessidades nutricionais na forma de grelina e leptina. A grelina diz-nos que estamos com fome, enquanto a leptina diz-nos que estamos saciados. Alguns estudos em animais mostraram que a grelina pode aumentar a motilidade e o esvaziamento gástrico; e um estudo em humanos descobriu que dar grelina aos participantes fazia com que o intestino se movesse mais rápido em comparação com a solução salina.

É possível, então, que quando ficamos com fome, a grelina aumente os movimentos musculares que dão origem ao borborigmo, mas é uma parte complexa da nossa fisiologia que envolve muitas hormonas que ainda não entendemos totalmente.

Os estômagos só roncam quando está com fome?

Não! Há muitas coisas que os nossos intestinos precisam se limpar, incluindo muco, gases e fluidos, então o peristaltismo trabalha constantemente para manter as coisas em movimento, para que não experimentemos acumulação de nada. Como qualquer pessoa que já tenha experimentado gases intensos poderá dizer, as acumulações podem ser muito ddolorosas e – no caso de obstruções e vólvulos (quando o intestino se torce) – as pessoas podem precisar de uma cirurgia de emergência.

Por que é que o seu estômago ronca quando está com fome? Existem 3 razões principais

0 Comentarios