Arábia Saudita Anuncia Histórica Abertura da Primeira Loja de Bebidas Alcoólicas em 70 Anos

 Nas próximas semanas, a Arábia Saudita está prestes a inaugurar a primeira loja de bebidas alcoólicas em mais de sete décadas. A abertura, agendada para Riade, terá acesso exclusivo para diplomatas não-muçulmanos, sinalizando uma mudança significativa nas políticas do país.

Arábia Saudita Anuncia Histórica Abertura da Primeira Loja de Bebidas Alcoólicas em 70 Anos

Localizada no bairro diplomático de Riade, próximo a embaixadas e residências diplomáticas, a loja seguirá um modelo semelhante a uma “duty-free” de luxo em grandes aeroportos internacionais. A iniciativa reflete os esforços do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para transformar o reino num destino turístico e comercial.

Os clientes interessados em adquirir bebidas alcoólicas na loja terão que se registrar num aplicativo chamado Diplo, obter um código de autorização do Ministério das Relações Exteriores e cumprir cotas mensais para as suas compras. Inicialmente, o estabelecimento oferecerá uma variedade de bebidas alcoólicas, vinhos e duas opções de cerveja.

O acesso será restrito a maiores de 21 anos, sendo rigorosamente proibido tirar fotos ou usar telefones dentro do estabelecimento. A exclusividade de acesso para não muçulmanos, por enquanto, está reservada aos diplomatas, sem confirmação para outros estrangeiros.

Essa abertura representa uma mudança notável num país muçulmano ultraconservador, onde a proibição do álcool data dos anos 1950. O consumo de bebidas alcoólicas na Arábia Saudita era passível de punições severas, incluindo chicotadas, deportação, multas ou prisão. Até então, o álcool só estava disponível por meio de correio diplomático ou no mercado negro. O governo confirmou as informações, destacando novas restrições à importação de álcool em remessas diplomáticas como uma medida para “controlar a importação desses bens e bebidas especiais nas remessas diplomáticas”.

Arábia Saudita Anuncia Histórica Abertura da Primeira Loja de Bebidas Alcoólicas em 70 Anos

0 Comentarios