Syn Wear: uma marca entre a moda, artivismo e sustentabilidade



 A Syn Wear é uma plataforma de interseção entre moda, ativismo e sustentabilidade. Criada em 2023 como marca de roupa e estabelecida entre a Dinamarca e Portugal, a empresa foi fundada por Juliana Penne, uma jovem empreendedora social e artista moçambicana, formada em Serviço Social.

A marca é resultado de um percurso de vida cujas experiências em diferentes ambientes sociais serviram de inspiração para a forma como se posiciona atualmente: uma empresa dedicada a criar soluções únicas, simples, criativas e inclusivas para um mundo mais harmonioso, no que toca à moda, sustentabilidade e ativismo.

Juliana Penne vê a Syn como um reflexo muito próximo da sua vida. O facto de ter que lidar com a discriminação fez com que sentisse necessidade de criar representatividade dentro dos espaços ligados à arte. Aproveitou os conhecimentos que tinha e juntou-lhes a habilidade e paixão pelas suas três principais áreas de interesse: desenvolvimento social, moda e arte, permitindo que conceitos como o ativismo, slow fashion e empreendedorismo social, fossem uma norma para cada etapa da criação, da vida e da mentalidade da marca e da própria equipa.

Para além da marca, a plataforma Syn Wear funciona organicamente para conectar pessoas de todo o mundo. Através dela, artistas podem expandir a sua criatividade e visão com foco na ação para questões sociais e, ao mesmo tempo, criar consciência através da arte e depois convertê-la em vestuário, promovendo um desenvolvimento comunitário através da indústria da moda.

“O processo de criação e desenvolvimento do SYN reflete a influência da mentalidade UBUNTU como resultado de uma mulher africana e imigrante disposta a apoiar qualquer pessoa interessada em permitir que a humanidade seja redefinida dentro da unidade”, afirmou Juliana.

Os lucros das vendas apoiam e patrocinam projetos sociais e/ou de desenvolvimento comunitário que agreguem as três áreas de atuação do projeto. A ação decorre a nível mundial, mas tem foco especial em Moçambique. Além disso, marca está em constante busca de artistas com o desafio de se juntarem à Syn Wear para colaborar e criar designs diferentes e únicos.

Em setembro e dezembro a Syn Wear foi uma das patrocinadoras oficiais do evento “Maputo Skate e Educação” um projeto social em Moçambique para comunidade e os mais jovens. Para além das crianças aprenderem a andar de skate e praticar, este projecto incentiva as crianças a participarem em atividades como a leitura e escrita, jogos de quebra-cabeças, xadrez, trabalhos escolares, e acesso à Internet. O principal objetivo é manter os jovens longe de problemas como drogas, álcool e gangues, promovendo o foco na escola.

“É importante a Syn apoiar estes projectos como o ‘Maputo Skate’ e ser também uma das colaboradoras, tenho contacto frequente com o Francisco Vinho – fundador – sobre as actividades que vão fazendo. E nós apoiamos financeiramente e também pelas redes sociais para dar aquele boost. Em setembro, organizaram um torneiro de skate feminino e enviamos alguns presentes da Syn. Até já temos pranchas de skate da Syn feitas a mão na Dinamarca, com o design feito por mim”, afirmou Juliana Penne.

As coleções são exclusivas e de edições limitadas. Os produtos são produzidos e fornecidos por fábricas e fabricantes que trabalham com valores éticos, ambientais e de sustentabilidade, após o fim de cada coleção, todos os pedidos são feitos apenas por pré-encomenda.

Podes saber mais sobre a Syn Wear aqui.

0 Comentarios