Veja como se manter ativo durante a viagem

  


Fora do escritório não significa necessariamente estar fora de sincronia com seus hábitos de boa forma física.


Não há vontade de trocar as telas do Zoom por vistas do mar e preparar o jantar para o happy hour. E embora seja uma felicidade única deixar nossas caixas de entrada apodrecerem, há algumas partes da vida normal que preferimos não abandonar completamente – ou seja, nossos hábitos de treino. Não se trata de uma atitude estrita de #nodaysoff, mas sim de como o exercício nos faz sentir física e mentalmente.

Aprenda com o instrutor do Peloton e passageiro frequente Tunde Oyeneyin. Viajando tanto a trabalho quanto a lazer, a atleta radicada em Nova York esteve recentemente em destinos como Austrália, França, Inglaterra, Nicarágua, Maldivas e EUA. Apesar de tudo, ela sempre reserva “tempo para mim” para se movimentar. “Adoro manter-me ativa enquanto viajo, não só porque me mantém ligada ao trabalho que faço, mas também pelo meu estado mental – por isso ainda me sinto ligada a mim mesma”, diz ela. “Sou sagitariana e adoro ser espontâneo, mas em termos do que como ou da maneira como me movo, adoro saber o que esperar.” Felizmente, existem inúmeras maneiras fáceis e inteligentes de adicionar exercícios ao seu itinerário.

NOS DIAS DE VOO

Talvez seja o frenesim das filas de segurança ou o ar reciclado no avião, mas os longos dias de viagem tendem a deixar-nos com uma sensação tão fresca como aquele muffin de cartão que servem a bordo. E embora um treino intenso seja a última coisa que alguém precisa em um dia já agitado, pequenos movimentos podem ajudá-lo a se sentir um pouco menos lento.

“Nunca despreze a caminhada”, diz Oyeneyin. No aeroporto, ela evita as esteiras rolantes e prefere escadas rolantes quando sua bagagem de mão não é muito pesada. “Vejo a luta como uma oportunidade de estimular minha frequência cardíaca e fazer uma pequena dose de treino”, diz ela.

Outra “oportunidade” que Oyeneyin deseja aproveitar ao máximo é fazer compras no portão. “Eu chamo isso de meu 'exercício de caminhada' e, no que me diz respeito, fazer compras aumenta sua frequência cardíaca”, ela brinca. “Qualquer coisa para me levantar e me movimentar, para que não fique sedentário por um dia inteiro.”

Para um treino mais formal, os aeroportos estão atendendo ao apelo da tendência de bem-estar com salas de ioga gratuitas em Chicago O'Hare, Dallas Fort Worth, San Francisco International e outros; uma academia GoodLife no Terminal 1 em Toronto Pearson; e um health club (com piscina!) no hotel Fairmont, dentro do aeroporto de Vancouver. Se você passar a noite no YVR, poderá reservar a suíte Fit on the Fly do Fairmont, que vem completa com uma bicicleta Peloton, um banco com pesos, um tapete de ioga, uma bola de equilíbrio, equipamento de ginástica (algo que o Fairmont oferece aos hóspedes em todos os suas localizações) e até hidroterapia no quarto, que consiste em um banho quente com vapor de óleo essencial seguido de um mergulho frio.

Após a decolagem, Oyeneyin muda seu foco para a meditação e adiciona alguns alongamentos leves para ajudar na circulação. “Você pode girar o corpo de um lado para o outro no assento para abrir os quadris e fazer o sangue circular”, diz ela. Para uma redefinição de energia em seu destino, Oyeneyin confia no aplicativo Peloton, “mesmo que seja uma aula básica de 10 minutos para ativar o corpo inteiro ou, dependendo de quando você pousar, uma aula de caminhada de 30 minutos enquanto você tem alguém em seu ouvido guiando você. Bônus: sair para o sol pode ajudar seu corpo a se ajustar a um novo fuso horário.

DURANTE A VIAGEM

Se o seu objetivo é manter sua rotina de exercícios enquanto estiver fora, inclua isso em seus planos, diz Oyeneyin. “Registre seu treino em sua programação e respeite-o como tudo o mais que você respeita em sua agenda naquele dia.” Ela também recomenda convidar seus companheiros de viagem para participarem, para que vocês possam confiar uns nos outros na responsabilidade durante a viagem.

Pode ser tão simples quanto ir à academia de ginástica do seu hotel ou resort - e se você encontrar Oyeneyin, esteja pronto para participar de uma aula improvisada. “As pessoas tendem a ficar nervosas quando me veem em uma academia – acho que pensam que estou criticando-as, mas quando as convido, isso muda completamente a energia e é muito divertido”, diz ela. Talvez a segunda melhor opção para um encontro casual com Oyeneyin sejam os treinos do Peloton Gym, lançados no início deste ano (e estão disponíveis na versão gratuita do aplicativo). Em vez de fazer as videoaulas habituais ministradas por um instrutor, você pode seguir seu próprio ritmo seguindo um plano escrito (com a ajuda de cronômetros na tela e vídeos de demonstração) elaborado por seu instrutor favorito.

Há muita coisa que você pode fazer sem sair do quarto também. “Gosto de levar faixas de resistência comigo quando estou na estrada”, diz Oyeneyin. “Eles são leves, fáceis e acessíveis.” Muitos hotéis fornecem tapetes de ioga - basta ligar para a recepção e pedir que tragam um. Você também pode segurar-se em uma mesa ou nas costas de uma cadeira para um bom treino de barra.

Com pouco tempo? Procure maneiras de tornar o treino parte do seu itinerário, seja visitando estúdios boutique movimentados ou - a mais recente obsessão de Oyeneyin - caindo na calçada. “Eu estava em Londres com meu companheiro de equipe Jeff [McEachern] e disse: 'Ei, só tenho duas horas de tempo livre - vamos fazer uma meia maratona e ver todos os locais'”.

Em última análise, trata-se de fazer algo que seja bom para você. “Se você tem 10 minutos para entrar em uma aula de dança cardiovascular onde você apenas dança pela sala, aceite isso - não faça disso algo que seja um problema”, diz Oyeneyin. "A vida é curta; aproveite as férias.”

0 Comentarios