Grande Entrevista Com: “Andreina Silva A Angolana que Está a Transformar a Arte de Fazer Velas e Fotografia no Dubai”

 Andreina Silva, uma angolana de 33 anos, mudou-se para o Dubai em 2021, em busca de novos desafios. Casada e mãe de uma menina de oito anos, Andreina é uma fotógrafa apaixonada e uma empreendedora criativa, que se dedicou à arte de eternizar momentos especiais através das suas lentes. Recentemente, aventurou-se no mundo das fragrâncias artesanais, fundando a marca de velas de luxo ‘Scent Regale’. Com raízes em Angola e um olhar voltado para o futuro, Andreina combina o lado artístico com o desejo de criar produtos que contêm histórias, oferecendo sofisticação e calor a cada lar.

Grande Entrevista Com: “Andreina Silva A Angolana que Está a Transformar a Arte de Fazer Velas e Fotografia no Dubai”

Nesta entrevista exclusiva, Andreina partilha connosco a sua jornada, as inspirações por trás dos seus projetos e as lições que aprendeu ao longo do caminho.

P&P: Como surgiu a sua paixão pela fotografia e pelo artesanato de velas aromáticas? Houve algum momento específico que a inspirou a seguir essas áreas?

AS: A minha paixão pela fotografia surgiu naturalmente após o nascimento da minha filha. Queria capturar cada momento especial de forma criativa. Comecei por fotografar a minha filha e a filha da minha melhor amiga. Quando publiquei as fotos, percebi que havia uma carência de fotógrafos especializados em famílias, grávidas e recém-nascidos em Angola na altura. Isso motivou-me a seguir este caminho, eternizando momentos únicos para cada família. Quanto às velas, a ideia surgiu de um vídeo que vi no Instagram. Fiquei fascinada com a ideia de criar algo que trouxesse luxo e conforto a cada casa, e assim nasceu a ‘Scent Regale’.

Grande Entrevista Com: “Andreina Silva A Angolana que Está a Transformar a Arte de Fazer Velas e Fotografia no Dubai”

P&P: Viver no Dubai trouxe-lhe alguma nova perspetiva ou influência que tenha incorporado na sua arte fotográfica e no design das suas velas?

AS: O Dubai trouxe-me uma nova perspetiva, sem dúvida. A cidade é conhecida pela sua mistura de culturas e pelo luxo, o que influenciou tanto o meu trabalho fotográfico quanto o design das minhas velas. A sofisticação e modernidade, aliadas às tradições, inspiraram-me a criar produtos que capturam a essência do luxo e da diversidade que o Dubai oferece.

P&P: Como consegue equilibrar a sua vida pessoal, sendo mãe e esposa, com as exigências criativas das paixões pela fotografia e artesanato?

AS: É um desafio diário, mas o segredo está na organização e em amar o que faço. A minha família é a base de tudo, e ter o apoio deles é essencial para equilibrar todas as responsabilidades. Como empreendedora, tento estabelecer limites claros entre o tempo de trabalho e o tempo para a família. Quando fazemos algo com paixão, conseguimos encontrar esse equilíbrio, mesmo com agendas apertadas.

P&P: Pode explicar-nos o processo criativo por trás das suas velas aromáticas? Como consegue capturar uma história ou emoção por meio de um simples aroma?

AS: O processo criativo começa sempre com uma história ou uma emoção que quero transmitir. Cada coleção da ‘Scent Regale’ é inspirada por algo especial. Por exemplo, a coleção “Arabian Nights” foi criada para capturar a essência do Dubai. Escolho aromas que evocam sentimentos de conforto, luxo ou nostalgia, e trabalho na combinação de fragrâncias que transportam quem acende a vela para um momento único. Para mim, o aroma tem o poder de transformar o ambiente e criar memórias.

Grande Entrevista Com: “Andreina Silva A Angolana que Está a Transformar a Arte de Fazer Velas e Fotografia no Dubai”

P&P: De que forma a cultura angolana e a sua vivência no Dubai se refletem no seu trabalho? Existem elementos específicos que procura destacar?

AS: A cultura angolana faz parte de quem eu sou e influência o meu trabalho. Trago comigo a riqueza e a diversidade de Angola, especialmente o valor que damos à família e às emoções. No futuro, quero explorar ainda mais essa influência, trazendo fragrâncias inspiradas nos cheiros da nossa terra para o mundo, através da ‘Scent Regale’. O Dubai acrescenta um toque de sofisticação e inovação, que me inspira a criar produtos que sejam luxuosos e, ao mesmo tempo, acessíveis emocionalmente.

P&P: Qual foi a maior lição que aprendeu ao longo da jornada como empreendedora? Como essa lição influenciou a sua abordagem, tanto na vida como no trabalho?

AS: A maior lição que aprendi foi a importância da paciência. Ser empreendedora não é fácil, mas aprendi que cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Essa lição ensinou-me a ser resiliente e a manter o foco nos meus objetivos, tanto na vida pessoal como no trabalho. Também aprendi que é essencial acreditar no meu trabalho, mesmo quando as coisas não correm tão depressa como gostaria.

P&P: Quais são os desafios e as recompensas de ser uma artista angolana a viver e a criar no Dubai? Como se adaptou ao cenário artístico local?

AS: O maior desafio foi entrar num mercado tão competitivo e diverso como o Dubai, sendo especialmente de outra cultura. No entanto, isso também me deu uma vantagem, pois trouxe uma visão nova e diferente. A recompensa vem quando vejo que a minha arte e os meus produtos são apreciados por pessoas de várias nacionalidades, o que mostra que, independentemente das origens, o que realmente importa é a paixão que colocamos no que fazemos.

P&P: Tens algum projeto futuro que possa partilhar connosco? Há alguma novidade que os seus seguidores e clientes possam esperar ansiosamente?

AS: Sim. Para além das velas, estou a trabalhar numa linha de difusores de ambiente que será lançada em breve. Também estou a desenvolver uma coleção que trará fragrâncias inspiradas na cultura africana, para celebrar as nossas raízes e apresentar esses aromas ao mundo. Além disso, estou a criar um curso online completo, direcionado a mulheres que têm uma paixão pela criação de velas aromáticas e que desejam profissionalizar-se nesta área. O objetivo deste projeto é, não só partilhar conhecimentos técnicos sobre a fabricação de velas, mas também formar verdadeiras profissionais, capazes de atuar de forma independente e criativa no mercado. Estou muito entusiasmada com esses novos projetos e mal posso esperar para partilhá-los com todos.

P&P: Como descreveria o impacto que a maternidade teve na sua arte e no seu processo criativo? Há alguma ligação entre as suas criações e a experiência de ser mãe?

AS: A maternidade transformou completamente a minha forma de ver o mundo e, por consequência, a minha arte. Como mãe, aprendi a valorizar ainda mais os pequenos momentos e a importância de capturar memórias. Isso reflete-se nas minhas fotografias e nas minhas velas, criadas para fazer parte de momentos especiais. A minha filha é uma grande fonte de inspiração, e tudo o que faço, faço a pensar no legado que quero deixar-lhe.

P&P: Que conselho daria a outras mulheres angolanas que aspiram seguir uma carreira artística ou empreendedora fora do país?

AS: O meu principal conselho é que acreditem em si mesmas e nos seus sonhos, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Ser uma mulher empreendedora fora do país tem os seus desafios, mas também oferece oportunidades incríveis de crescimento. É importante não ter medo de trazer a nossa cultura e as nossas raízes para o que fazemos e, sobretudo, nunca desistir de aprender e evoluir.

Grande Entrevista Com: “Andreina Silva A Angolana que Está a Transformar a Arte de Fazer Velas e Fotografia no Dubai”

0 Comentarios