O jovem artista angolano Jesualdo Kemba Miguel Muvuma foi selecionado para a 16ª edição do Festival Internacional de Filmes de Animação de Paris (PIAFF), a decorrer de 16 a 19 de janeiro de 2025, com a sua curta-metragem animada intitulada 50 kwanzas.
Esta curta metragem convida-nos a acompanhar a vida de Tchicolassonhi, uma jovem mulher angolana e zungueira (vendedora ambulante), que enfrenta várias batalhas em busca de melhores condições de vida, para si e para a família. É uma jornada quase sem fim, à procura da alegoria dos “50 Kz” que dão nome à obra de Jesualdo.
Segundo o autor, este filme é uma narrativa poética, que se mistura em tragédia, e traz uma reflexão sobre perda, superação, amor e até violência, ao mesmo tempo que reflete sobre as condições de vida da classe social mais baixa angolana e a sua capacidade de resiliência.
Para o artista, ser selecionado para o PIAFF é de grande satisfação e o realizar de um sonho, principalmente pelo facto de o filme estar no "Horizons Competition Program", que acaba por ser um reconhecimento mais significativo, uma vez que a categoria destaca obras que propõem abordagens inovadoras e narrativas distintas, diferente do que se vê no mercado mais “comercial”. “É uma honra representar Angola pela primeira vez nestes 16 anos de um festival tão prestigiado e num programa que celebra a diversidade e a criatividade no cinema de animação. Essa selecção reforça a importância das histórias que queremos contar e inspira-me a continuar a explorar novas formas de expressão artística”, declarou Jesualdo Muvuma.
O PIAFF é um evento dedicado à celebração e exibição de filmes de animação de todo o mundo. Realizado anualmente em Paris, com o apoio da cidade, este festival oferece uma plataforma para cineastas emergentes e consagrados apresentarem os seus trabalhos a uma audiência global, promovendo a diversidade de estilos e narrativas dentro do campo da animação.
O festival é amplamente reconhecido pelo seu compromisso em destacar a excelência técnica e criativa na animação, proporcionando um ponto de encontro para profissionais, estudantes e entusiastas da área. Este evento tem vindo a evoluir, agora com bilhetes pagos, uma medida implementada para garantir a sua sustentabilidade a longo prazo.
A sublinhar que a curta-metragem passará também, de 23 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, pelo Lift-Off Filmmaker Sessions, uma sessão de showcases de produções no Pinewood Studios, em Londres.
Jesualdo Kemba Miguel Muvuma é um artista multidisciplinar, designer e advogado angolano, nascido em Saurimo, província da Lunda-Sul, a 28 de janeiro de 1996. Residente em Luanda, Jesualdo combina formação académica, experiência profissional diversificada e uma paixão pela criatividade para criar impacto nas áreas em que atua.
Destacou-se em 2019 ao criar o design dos equipamentos desportivos da Seleção Angolana de Futebol (de jogo e estágio) estreados no Campeonato Africano das Nações (CAN), realizado no Egito, e usado até 2024, tendo assim realizado um sonho de infância.
Em 2021, Jesualdo foi um dos três vencedores do concurso promovido pelo Banco Nacional de Angola para o design da moeda comemorativa dos 20 anos de paz, selecionado entre mais de 240 participantes a nível nacional.
Como artista visual, participou em exposições importantes, como a "Untitled 3 – O Vendedor de Passado", organizada pela galeria internacional de arte contemporânea This Is Not A White Cube, e que teve lugar na galeria do Banco Económico, onde exibiu duas obras; e no Festival de 20 anos do Luanda Cartoon, onde expôs quatro obras e integrou a mesa do jurado do concurso infantil de desenho.
0 Comentarios