Num mundo onde o trabalho ocupa grande parte do nosso tempo e energia, aprender a respirar com consciência pode ser o gesto mais simples e transformador que fazemos por nós mesmos. A boa notícia? Não exige equipamentos, nem grandes espaços. Basta parar… e respirar.
Respiração consciente: o primeiro passo para o equilíbrio
De acordo com a Harvard Medical School respirar lentamente ativa o sistema parassimpático, responsável por relaxar o corpo, reduzir o ritmo cardíaco e aliviar a tensão muscular. É como se disséssemos ao corpo: “estás seguro, podes relaxar”.
Já a Cleveland Clinic reforça que este tipo de prática ajuda a baixar os níveis de cortisol (a hormona do stress), melhora o foco e até contribui para noites de sono mais tranquilas, algo essencial para a recuperação física e emocional.
técnicas para experimentar já hoje:
1. Respiração 4-7-8
Inspirar durante 4 segundos, segurar por 7 e expirar lentamente por 8. Criada pelo Dr. Andrew Weil, esta técnica é ideal para transições entre o trabalho e o descanso.
2 Respiração consciente guiada
Com a ajuda de áudios, vídeos ou apps, foca-te apenas na respiração durante 5 minutos. A terapeuta somática angolana Patrícia Lopes afirma: “Voltar à respiração é voltar a nós mesmos. É uma forma de cura silenciosa.”
Incorpora na rotina:
Ao chegar a casa, antes do banho ou enquanto esperas pelo jantar são momentos perfeitos para respirar e recentrar. São 5 minutos por ti, pelo teu corpo, e pela tua saúde mental.
Porque às vezes, o melhor autocuidado começa com um simples: inspirar e expirar
0 Comentarios