As lives das televisões angolanas claramente fazem o público vibrar de todas as formas possíveis, principalmente quando se trata de uma live com artistas folclóricos, e o que podemos concluir é que a dança popular tradicional “Tchianda”, da zona Leste do país, é dos estilos mais dançado, pelo que se pode ver nas partilhas das várias redes sociais.
Fomos então procurar mais detalhes com Eugénia Lumingo, maquilhadora de profissão e oriunda da província da Lunda Sul, para nos ajudar a perceber um pouco mais sobre este estilo que encanta e nos deixa com vontade de “dar uns toques“.
![Dança tradicional Tchianda](https://chocolate.co.ao/wp-content/uploads/2020/08/5302021bf9b68d6ef19b-18.jpg)
A Tchianda é uma dança recreativa e comemorativa, usada para a recepção de grandes entidades governamentais ou tradicionais, em determinada aldeia, como forma de saudação, agradecimento e demonstração de felicidade da comunidade visitada.
Ela é também praticada durante a festa do Mucanda, ou seja, no dia da saída dos adolescentes da circuncisão, uma festa na comunidade para a recepção dos rapazes que ficam um ano longe dos pais, acampados na mata, sob o controlo do txumba cambungo (guardião do Mucanda).
![Dança tradicional Tchianda](https://chocolate.co.ao/wp-content/uploads/2020/08/0a8c97f718935eee4f6a-1.jpeg)
Foi criada pelas mulheres, com o Txissela e o Ulengo (outras danças comemorativas e recreativas), para celebrar a maturidade do filho que passa da adolescência para a fase adulta. Os seus bailarinos usam na cintura a Mafunha e o Mwia (panos enrolados).
Esta é a nossa historia e a nossa cultura, que deve ser preservada, pois ela serve como identidade e, claramente, se depender do “povo” Lunda, a dança será para sempre preservada.
0 Comentarios