Que tal pintar a cozinha? O segredo está nas cores certas

A cozinha é um ambiente da casa cada vez mais valorizado no toca à decoração. Não importa se é uma cozinha pequena ou grande, já deixou de ser apenas o local de preparação das refeições.

Hoje em dia, é também valorizada como o espaço onde se passam agradáveis momentos cozinhando, conversando e petiscando.

Que tal  pintar a cozinha? O segredo está nas cores certas

Essa mudança do conceito de cozinha tem vindo a ocorrer com mais intensidade à medida que as pessoas vão se dando conta da necessidade de se alimentarem melhor, com comida caseira. Logo, o tempo de permanência nesse ambiente aumenta cada vez mais.

Portanto, a escolha das cores para cozinha, assim como o mobiliário precisa de satisfazer as necessidades funcionais e do conforto visual, complementando a decoração e conferindo um sentido estético mais completo e adequado.

Então, há muito que planear sobre cores para a parede, armários, tinta para cozinha pequena e grande.

Basicamente, qualquer cor pode ser utilizada na cozinha. O que vai fazer diferença é a variedade e a intensidade, considerando o estilo e o tamanho do ambiente.

Por exemplo, se tem uma cozinha pequena, não é recomendado utilizar excesso de cores fortes e vibrantes. Isso resultaria num cansaço visual e sensação de desorganização. Então, pode sim usar cores e elementos mais ousados, porém, na proporção equilibrada.

No caso de cozinhas grandes, há mais liberdade para uso de cores de armário de cozinha, de parede, de cadeiras e maior quantidade de objectos decorativos.

Mesmo assim, eles precisam de estar em harmonia para que se obtenha um ambiente visualmente confortável.

Para ter esse equilíbrio, além de utilizar cores neutras para contrapor as cores vivas, as dicas dos profissionais são de utilizar os principais métodos de combinação de cores, ou seja, as combinações de cores análogas e as complementares.

Cozinhas pintadas de laranja

Que tal  pintar a cozinha? O segredo está nas cores certas

O primeiro modelo é para observar como fica uma cozinha com cor vibrante. O laranja é uma cor secundária que aquece o ambiente, estimula a alegria e até a fome, de acordo com a psicologia das cores. Então, combina com a cozinha.

Cozinha rosa

Que tal  pintar a cozinha? O segredo está nas cores certas

Esse é um modelo mais inusitado. A melhor solução é sempre harmonizar o rosa com cinza e preto, além dos detalhes em branco. Com os tons de cinza, cria-se uma transição do rosa para o branco.

Cozinha amarela

Que tal  pintar a cozinha? O segredo está nas cores certas

O amarelo-gema, bem forte, também é uma opção válida, como exemplo de cozinha vibrante. A cor é usada com intensidade nos balcões térreo e aéreo da área do lava loiça, harmonizada com o preto e o cinza do aço.

Cozinha azul

Que tal  pintar a cozinha? O segredo está nas cores certas

Tanto o design dos móveis quanto a tonalidade deste azul na cozinha trouxeram uma sensação de leveza ao ambiente. Principalmente porque foram harmonizados com o branco.

Cor de cozinha preto e branco

Que tal  pintar a cozinha? O segredo está nas cores certas

Esse é mais um modelo bem versátil de harmonização de cores. Preto e branco funcionam sempre, mas precisa de ter cuidado com a proporção em cozinhas pequenas. Como o preto e branco são neutros, permitiriam utilizar qualquer outra cor para conjugar. Então é uma óptima ideia se gosta de mudar o visual do ambiente de tempos em tempos.

0 Comentarios