Já parou para se perguntar por que o sexo deixa as pessoas sonolentas? Embora as mulheres também possam sentir sono após essa atividade, o fenómeno parece afetar principalmente os Homens.

É bem comum as mulheres ficarem incomodadas com o fato do parceiro dormir após o sexo, mas isso não tem a ver necessariamente com desprezo. O virar-se para o lado e adormecer, que comumente atinge os homens após o ato sexual, não se trata de uma tentativa grosseira de fugir à intimidade e à partilha de carinhos e sentimentos após o ato sexual. De acordo com a ciência, e segundo o médico sexólogo e cientista Australiano Juan Semo, esse sono imediato dos homens depois da relação sexual é uma questão biológica.
Pesquisas usando tomografia por emissão de pósitrons já provaram isso, e sabe-se que essa liberação de stress facilita o sono. Ainda assim, os homens adormecem mais rápido e para isso há uma explicação. Acontece que, durante a ejaculação, os homens liberam uma mistura de substâncias químicas cerebrais, incluindo norepinefrina, serotonina, oxitocina, vasopressina, óxido nítrico e prolactina (hormônio ligado à sensação de satisfação sexual).

O que os especialistas ressaltam é que os níveis de prolactina são naturalmente mais altos durante o sono. Em experimentos, animais injetados com essa substância ficaram cansados imediatamente, o que sugere uma forte ligação entre a liberação do hormônio durante o orgasmo e o sono que surge depois.
A liberação de prolactina também explica por que os homens ficam mais sonolentos após a relação sexual do que após a masturbação: os orgasmos que acontecem durante a atividade a dois liberam quatro vezes mais prolactina do que os orgasmos promovidos pela masturbação.

Há uma razão para os homens se sentirem mais sonolentos após a relação sexual do que após a masturbação. É que orgasmos sexuais liberam quatro vezes mais prolactina do que orgasmos masturbatórios. O motivo disso, no entanto, ainda é desconhecido.

0 Comentarios